LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A SORAYA II

Depois que Soraya mandou o marido à merda, sua irmã, Myrna, ligou para ela dizendo: "Sôra, como você teve a coragem de largar de um homem tão bom?! Mais de vinte anos de um casamento confortável e de repente, joga tudo pelos ares, sem mais nem menos! A mamãe está aqui, chorando inconformada e não concebemos nossa vida sem o Baleia..."

Minha amiga respondeu, de xôfre: _Olha, Myrna, se está assim tão sentida, fica com ele pra você!

E foi exatamente isso que a irmã fez: menos de um mês depois, saiu de Catanduva e veio, de mala e cuia, para morar com o cunhado, em São paulo. O Baleia proibiu a nova mulher de conversar com a irmã e Soraya entregou o caso pra Deus: "Logo ela descobre como o homem é bom..."

Ver imagem em tamanho grande Não durou muito tempo até que a Myrna pediu socorro... Ligou para a irmã e as duas combinaram de se encontrar no Largo do Paiçandu, onde Soraya mantinha uma banca de artesanatos. A coitada estava desesperada; queria sair da encrenca em que se metera mas, tinha medo do Baleia.

_ O que é que eu faço, Sôra?! Ele tirou umas fotos minhas, totalmente nua e ameaça de espalhar o material todo lá em Catanduva. Disse-me que não vai poupar nem a mamãe e que todos os vizinhos e parentes vão receber uma carta com as fotos...

Soraya pensou, que pensou mas, resolveu ajudar a irmã: _ Você não merece porém, vou te dar uma mão... Com relação à pouca vergonha que você deixou ele retratar, não posso fazer nada: deixa as coisas rolarem, pois você não vai voltar para o interior, mesmo!

As duas foram morar juntas, num minúsculo apartamento no Edifício COPAN, bem no centro da cidade. Myrna começou a ajudar a irmã a confeccionar bijuterias e terços de contas para venderem na pequena banca, montada bem defronte à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Especializou-se nos terços e rosários e o negócio prosperou tanto que quando soube que o lazarento do ex-cunhado/amante cumpriu sua ameaça, nem se importou muito.

A única contrariedade foi com relação a sua mãezinha: quando a velha abriu o envelope e viu umas três fotos de sua amada caçulinha completamente nua, com uma bandeirinha do Santos Futebol Clube na boca e uma bola da seleção no meio das pernas, sofreu um derrame. Tiveram que trazer a pobrezinha para São Paulo.

Como não podiam deixar a mãe sozinha no apartamento, Myrna teve uma idéia: Comprou um hábito branco de freira, um tabuleiro de madeira e uma cadeira de rodas.

Durante muitos anos, todo mundo que passava pela marquise térrea do Edifício Copan, deparava-se com uma "freira", vendendo terços, rosários e Bíblias. A seu lado, uma senhora "paraplégica" com um enorme tabuleiro no colo, oferecendo "Toucinhos do Céu", um delicado confeito originário dos fornos e lumes de antigos conventos em Portugal.

TOUCINHOS DO CÉU: 10 gemas (utilize as claras para suspiros); 2 xícaras de amêndoas moídas; 100 gramas de manteiga (temperatura ambiente); 1 xícara de água; 2 xícaras de açúcar; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 colher de licor de amêndoas (ou essência) açúcar de confeiteiro e canela em pó, para polvilhar.

Modo de Fazer: Unte um pirex ou uma forma baixa, retangular. Cubra o fundo com papel manteiga, untando o papel, também. Em fogo médio, faça uma calda com o açúcar e a água e deixe ferver, sem mexer, até ficar brilhante e transparente (mais ou menos 7 minutos). Retire do fogo e adicione as amêndoas moídas e a manteiga, mexendo bem para incorporar, sem açucarar. Peneire as gemas , misture-as bem, com o licor e a farinha. Junte essa mistura à calda e volte ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e começar a soltar do fundo da panela. Passe uma colher no fundo da panela e veja se forma um caminho por onde a colher passou. Transfira a mistura para a forma e asse em banho-maria a 180ºC, por cerca de 40 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela em pó. Corte em pedaços retangulares.

5 comentários:

  1. Caro confrade João!
    Acho que conheço a Soraya, porque quando trabalhava no IPESP, nos anos 80, tinha uma freira com estas características que andava pela Rua Sete de Abril com a imagem da Nossa Senhora de Fátima e claro com um enorme terço na mão!!!!... Os comerciantes das imediações diziam que ela morava no Edifício Copan com a mãe invalida... Se for mesmo a Soraya quando ela passava o cheiro de bacalhau ficava no ar!!!!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Mistério!!!
    kkkkk
    Grande abraço, meu amigo
    João

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho que conheço a Soraya a Mirna o santista desvairado e a mãe pobre coitada, já foi pro céu.
    Mas sabe, vc escreve coisas que na verdade acontecem com as pessoas.
    Por exemplo eu mesma já fui casada com um cara que vivia travestido de santista era um saco!Hoje ele está casao com uma pessoa que o transformou, fêz ele vestir-se como,pessoas normais,mas ele ficou doido desde que se aposentou não levanta a bunda do sofá, está com quase 120K ,rabujennto,intolerável,e ela , espertalhona deu o golpe da pensão ,do jeito que o cara tá ,vai morrer logo,e ai ta tudo resolviro.Mas a que preço!Quando tudo isso terminar é ela que vai adoecer porque ninguém aguenta um santista.Morre na praia

    ResponderExcluir
  4. Thais, quando ele morrer, entra na justiça solicitando a metade da pensão. Afinal vc investiu toda a tua juventude a troco de nada
    Abraços
    Joao

    ResponderExcluir
  5. Ou então, entra com uma ação contra o Santos futebol Clube, por incitar os torcedores a cometerem desvarios hehehe
    Joao

    ResponderExcluir