LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A CIBELLE


  Minha sogra, Cibelle, foi uma das mulheres mais bonitas que eu já conheci. Ainda hoje, quando vejo as fotos de meu casamento, a mulher mais bela e vistosa no altar era ela (minha esposa nao conta, pois aparece de costas na foto). Descendente de espanhóis (Ponte Viedras) ela tinha uma pele claríssima e os cabelos pretos, ondulados.

 Era inquieta e teve varias residências, sempre trabalhando muito, fazendo de tudo um pouco (doceira, florista, dona de restaurante, de bar, de lanchonete e por fim uma famosíssima cartomante).
Nos bairros e cidades onde morou"deixou saudade" pois era uma mulher muito alegre e desbocada. Nunca vi minha sogra mal vestida, sem suas correntes e pulseiras douradas ou sem seu indefectível baton vermelho sangue.

Tudo foi muito intenso e rápido na vida dela: casou-se e foi mãe aos 15 anos, avó aos 34, divorciada aos 47, viúva aos 56, bisavó aos 60 e para o nosso pesar, aos 73 ...
  ... virou purpurina!

 Certa vez, quando minha mulher tinha uns 7 a 8 anos, foi com a mãe, visitar algum parente em São Paulo. Minha sogra vestia uma saia vermelha, com bolinhas pretas, muito justa. Parecia uma joaninha! _ aqueles besourinhos pintadinhos. Quando subia no bonde, com muita dificuldade, o condutor não esperou ela colocar os dois pés no degrau e "tocou o bonde".

 Além de rasgar a saia, ela esfolou-se toda. De pronto o sangue espanhol ferveu e o pobre do homem levou a maior surra de sua vida. Era, realmente, uma mulher de várias prendas mas seus melhores dotes estavam na cozinha e com ela aprendi muitas coisas.

Fazia uma carne assada divina, com tempero forte cuja receita passo agora:
 LOMBO ASSADO AGRIDOCE: Esfregue sal em todo o lombo. Bata no liquidificador 2 folhas de louro , alho, molho inglês (ou shoyo), cebola e salsinha  com  umas 3 colheres de limão e 1 colher de massa de tomate (para dar cor). Jogue sobre a carne, acrescentando azeite de oliva e molho de pimenta   (cumari ou dedo de moça). Leve para assar, envolto em papel alumínio, em fogo alto até ficar macio (1 hora e meia, mais ou menos, retirando o papelo alumínio uns 15 minutos antes). Transfira o lombo para uma travessa ou bandeja e leve a assadeira com o molho para a chama do fogão, acrescentando dois copos de água e a calda de uma lata de ameixas pretas (somente a calda). Com uma colher de pau vá mexendo e desgrudando o molho da assadeira até ficar mais espesso. Despeje o caldo  sobre o lombo, enfeitando com as ameixas. Sirva com arroz branco, farofa  e uma salada de folhas.                       

5 comentários:

  1. Olá João!!

    Relacionar-se bem com a sogra é uma chaves para a longevidade no casamento.
    Uma lutadora sua sogra e que nome lindo ela tinha. Uma bela homenagem esta que vc faz a ela, que deve estar feliz por ser lembrada com esse carinho.
    Tive o prazer de conhecer sua esposa que também é uma bela mulher e deve ter puxado à mãe. Dê minhas lembranças a ela.
    E você aprendeu direitinho os ensinamentos de sua sigra, pois sabe preparar pratos muito saborosos, que pudemos provar na nossa visita ao seu sitio.
    Carinhoso abraço pra vcs..

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, faz tempo que a gente não se fala!
    Realmente vc definiu muito bem: minha sogra era uma lutadora e batalhou pela vida até o fim.
    Acho que vous postar mais umas histórias dela por aqui. Fique atenta!
    grande abraço do amigo
    João

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo João!
    Estou na primeira fila aguardando sôfrego outras histórias a respeito desta radiante mulher, que certamente deixou marcas indeléveis neste maltratado e fascinante mundo que vivemos!!!!...
    Caloroso abraço! Saudações Cibelleianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Professor, ela , realmente, marcou presença nesta vida.
    Tenho saudade dela
    Abs
    João

    ResponderExcluir
  5. Ah, adorei!
    Aguardo novas histórias da sogrinha ;)

    Abraços carinhosos =)

    ResponderExcluir