LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A ELZA CAMACHO


Elza Camacho foi a primeira dama mais atuante que jamais vi. Eu a conheci durante a campanha de seu marido, para prefeito da cidade X, onde trabalhei por alguns anos. Tinha um cabelo vermelho que a destacava em meio à multidão. Todo desfiado e que mais parecia uma bola de fogo.

Estava, sempre, presente nos eventos, comemorações e comícios, distribuindo "santinhos", gritando, açulando a multidão, vaiando e discutindo com todo mundo. Durante a campanha do marido, chegou até a levar sopapos e certa vez, num "arrastão", orquestrado pelos adversários, foi empurrada para dentro de um bueiro da rua. No comício seguinte, a oposição organizou um coro para gritar nos altos falantes: "Sexta-feira que passô, D. Elza apanhô!"

Por fim, seu marido foi eleito, dizem, graças à atuação fervorosa da esposa. Ela tomou o comando dos Departamentos Social e da Cultura atuando magnificamente.Os programas e eventos que ela organizava eram impecáveis.

Por ocasião da festa do padroeiro da cidade, ela foi encarregada da montagem do altar e do andor de São João Batista. A fim de economizar dinheiro, ela contratou um carroceiro para trasladar a imagem de São João, de uma capela do bairro, para a Igreja matriz, de onde sairia a procissão com os andores de todos os santos. Amarraram a imagem na carroça e lá foi o carroceiro, não sem antes ter recebido todas as recomendações de cuidados, por parte da primeira dama.

Pelo trajeto, o homem foi parando em cada boteco e bebendo tragos de "cagibrina". A certa altura, já bastante embriagado, resolveu brincar com a imagem, dando "cavalos de pau" com a carroça: Fazia os dois cavalos correrem bastante e depois puxava as rédeas, com bastante força, para que os animais empinassem. E gritava: "Segura, São João!"

Numa dessas, a imagem voou longe, espatifando-se nas pedras da rua. O condutor, ao ver o estrago, desapareceu na poeira, sem deixar recado... D. Elza ficou desesperada. A imagem tinha mais de cem anos e a procissão seria dali a três dias! No dia seguinte, viajou para São Paulo, à procura de uma imagem do mesmo tamanho, mas não encontrou e foi daí que surgiu a idéia: Comprou um manto de lã, um cajado e dois carneiros de celulose.

Chegando à cidade, requisitou a imagem de São Cristóvão (afinal este santo não era levado muito a sério) e travestiu-o de São João, com manto, carneiros e tudo o mais. Durante a procissão, todo mundo só admirava o formidável manto novo de "São João", sem desconfiar da farsa, para alívio da primeira dama.

O prefeito e sua esposa eram carnívoros inveterados e costumavam fazer muitos churrascos em sua chácara. Aprendi com eles essa receita de picanha:

PICANHA NA BRASA : Duas ou três picanhas maturadas, sal grosso e água. Lave as peças e esfregue-as totalmente em sal grosso. Deixe ao lado da churrasqueira uma vasilha rasa contendo uma fina solução de água e sal grosso. Com as brasas ainda em chamas, toste, virando constantemente todas as partes da picanha, inclusive a parte do corte. Depois que a peça estiver bem tostada, corte a primeira fatia, passe ligeiramente o lado não tostado na solução de água e sal. Volte a fatia à grelha para tostar rapidamente a outra face. Proceda da mesma maneira com a peça inteira - passar a face cortada na solução e volta à grelha. Variar a espessura e tempo de grelha, conforme a preferência dos comensais.

3 comentários:

  1. Olá, João
    Obrigada por sua visita e seus comentários à nave.
    Muito interessante seu blog. Adorei a história! Ri muito. Gostei da D. Elza. Isso é que é ter jogo de cintura!kkkkk
    Abraços.
    Voltarei sempre!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado "Lili"
    Tenho muitos 'causos' pra contar ainda nesse blog.
    Volte sempre.
    À propósito, tenho um livro de contos "Crenças e Desavenças", editado e publicado pela Editora Baraúna de SP. Tá fazendo maior sucesso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Prezado confrade João!
    Aguardo mais histórias a respeito da valorosa cidadã Elza Camacho!!!... O que seria do Prefeito sem a sua criativa esposa?!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir