LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

OS TAMANCOS DE MADEIRA

A bem da verdade, quando iniciei a crônica anterior, ia falar sobre outra coisa mas acabei por enroscar-me na "mala de pau" e por ali fiquei. Senão, vejamos, pois...

Minha mãe era uma portuguesa alta. Media um centímetro a mais que meu pai e calçavam o mesmo número. Ela nem gostava de usar salto alto para "não humilhar seu adorado italianinho".

Impunha respeito até ao marido que vivia bravo e esbravejante com todo mundo. Porém, bastava uma palavra mais firme dela para que o velho "enfiasse a viola no saco" e ruminasse, sozinho, a sua irascibilidade. Às vezes, chegava até a se desculpar com ela, coisa que jamais fez conosco, senão depois de velho.

Ela gostava muito de usar tamancos de madeira, um calçado aberto, de couro forte e planta de pau. Era um pouco diferente das tamancas portuguesas, pois que eram mais baixos e as entradas mais largas. A gente levava cada pisa com aqueles danados!! Mas era gostoso de escutar o cláp... clóp da sola de madeira pisando nos tacos e ladrilhos lá de casa. Quando ela estava mais nervosa ou agitada, aquilo estalava mais que matraca de semana santa e dai o som transformava-se em cláp...clép...clóp.

Perto de nossa casa existia um cortiço, com casebres centenários, conhecido como "Coloninha". Alguns diziam que os negros foram alojados naquelas casinhas. após a abolição da escravatura e outros afirmavam que o casario era parte da antiga colônia da Fazenda Conrado, ali existente, antes do loteamento para o bairro. Na habitação mais estropiada, morava a familia "cata bosta".

Eles sobreviviam com a ajuda dos vizinhos e com os parcos recursos conseguidos na venda de esterco de animais. Naquele tempo, era comum a passagem de boiadas por nossas ruas de terra e quando isso acontecia, a gente corria a fechar portas e portões para que as vacas não invadissem nossos quintais. Nem bem passava a boiada e lá estavam os "cata bosta" recolhendo o estrume. O filho carregava uma ou duas latas grandes e a mãe, com uma pá, raspava os montes, ainda quentes jogando-os nas latas.

A Dona Antônia cata bosta, miudinha e bem judiada, era viúva e vivia apanhando do filho único, o Osvaldo cata bosta. A velhinha tinha até uma cicatriz na testa, resultado de uma pancada que o filho lhe dera, com uma frigideira quente e cheia de couve. O Várdo, já cansado de comer, todo o dia, a mesma verdura, pegou a vasilha de ferro e socou na cabeça da mãe, gritando: _ Essa fia da futa de mãe só fáiz côve! (ele era fanhoso e trocava o p pelo f )

Mas, a respeito dos tamancos; numa daquelas tardes de sábados em que íamos, todos limpinhos e contentes, com minha mãe, ao "Salão da Margarida", aconteceu um fato que acabou com nosso passeio e foi assim que ocorreu:

Na esquina de baixo, o Várdo estava sentado na soleira de um bar, bêbado que nem gambá e quando nos viu aproximando, abordou minha mãe, com uma certa insolência: _ Ô, Dona Alzira! A senhora fode me enfrestar um dinheirinho frá eu comprar uma finga? Mamãe costumava levar o dinheiro escondido nos soutiens, com medo de perdê-lo e abanando as mãos para mostrar que não tinha carteira, disse: _Não tenho dinheiro para bêbados!

O cara, lançando um olhar malicioso nos seios de minha mãe, completou: _Eu sei que a senhora esconde a grana nesse feito gostoso!

Prá quê!! Levou o pau do tamanco na testa que lhe abriu um corte, do alto da cabeça até ao olho. Mamãe ficou tão nervosa que voltou conosco para casa.

Naquele dia, mais uma vez, ela ficou sem fazer permanente nos cabelos e nós, crianças, sem os sanduíches de pão doce com mortadela e os deliciosos rocamboles de goiabada que ela costumava comprar, na padaria de Dona Maximina, encostada ao salão da cabeleireira.

E vai aí a receita...

ROCAMBOLE: 4 ovos; 2 xícaras de açúcar; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara (mal cheia) de água; 1 colher (sobremesa) de pó royal. Bater as claras em neve, depois o açúcar (aos poucos), as gemas (uma por uma), a farinha, a água e o pó royal. Assar em forma retangular (20cm por 30cm) em temperatura média, por mais ou menos 25 minutos. Deixar esfriar uns 10 minutos e desenformar por cima de um pano de prato umedecido e polvilhado com açúcar. Rechear com goiabada ou com leite condensado cozido e coco ralado. Enrolar cuidadosamente, com a ajuda do pano de prato. Salpicar com açúcar ou fazer qualquer outra cobertura.


8 comentários:

  1. Caro confrade e amigo João!
    Você fez igualzinho ao saudoso Dr Julio Gouveia, que produzia, na década de 50 e início da década de 60 em parceira com sua notável esposa, a renomada escritora Tatiana Belinky, o "Teatro da Juventude", na extinta TV Tupi, Canal 3, que depois passou para o Canal 4, porque sempre impecavelmente vestido tirava um enorme livro de uma estante para versar sobre o vindouro espetáculo, que era apresentado nas manhãs de domingo!!!... Quando a história estava ficando eletrizante ele dizia mais ou menos assim: - Bem, mas isto é uma outra história que fica para uma outra vez!!!... Meus então olhinhos primaveris nem piscavam quando aquele garboso e erudito ser vivente radiante estava no ar!!!!... Que saudades do Dr Julio Gouveia!!!!!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Caro João.

    Você me fez lembrar de um carnaval de minha infância, quando me fantasiaram com traje de minhota, especialmente encomendado por minha avó a nossos patricios portugueses. Parecido com esse que ilustra seu post. Era um traje usado pelas mulheres do Minho. Ainda guardo a foto como recordação.
    Vou ficar aguardando a sequência desta história.
    abços..

    ResponderExcluir
  3. Caro confrade e amigo João!
    Eu quero saber o que vai acontecer depois!!!... Tenha piedade de um reles escrevinhador outonal, vassalo mor e fã ardoroso nº 1 da deusa das deusas a inigualável Gene Tierney!!!!...
    Caloroso abraço!!!... Saudações Tierneyanas!!!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo...
    É que me "enrosquei na bosta" e não consigo voltar para os tamancos rsrsrsrs
    Grande abraço
    João

    ResponderExcluir
  5. Olá João.. apesar de não ser nada engraçado para o Vardo,você me matou de rir com a tamancada da sua mãe d. Alzira, que por coincidência, tem o mesmo nome da minha.
    E esse rocambole está enchendo minha boca de água..
    Valha-me Deus!!

    ResponderExcluir
  6. Que legal, Cristina! Gostei de saber...
    Essas queridas portuguesas eram fogo, mesmo! Tinham um coração de ouro mas eram destemidas.Sabe que a minha mãe está com 91 aninhos e completamente lúcida, graças a Deus.
    O rocambole eu recomendo pois a receita dá certinho: é só aprender a técnica de enrolar, sem quebrar.
    Abraços
    joão

    ResponderExcluir
  7. Caro confrade e amigo João!
    Como você é um felizardo por ter sua adorada mãe alegrando seus dias!!!!... Bem que você podia nos brindar com uma fotografia da valorosa e destemida Dona Alzira cercada da sua numerosa prole, no tempo que você era pequenino!!!...
    Caloroso abraço! Saudações tamancais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira

    PS - Estou jubiloso em saber que a nossa venerada Rainha Nívia Andres também é seguidora do seu imperdível espaço cibernético!!!... Que tal convidá-la para saborear o rocambole?!...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  8. Olá João, que bom que me visitou. Foi uma grande alegria saber que gostou do blog. Seja um seguidor e passe sempre que desejar. Em breve promoção! Bjs Te seguirei, gostei de ler suas histórias e também moro em sítio, não com todos esses animais "frescos", mas bem relaxante e apaixonante...É bom morar no mato, né?!!

    ResponderExcluir