LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

quarta-feira, 3 de março de 2010

DE TRIBECA À CHAPAQUA

Em 2007, estive em Tribeca (Lower Manhattan), acompanhando meu amigo Valdir, que iria colocar uma escada no apartamento de três andares de um casal de brasileiros ricos que estavam de mudança para NY City (o apto., avaliado em 5 milhões de dólares ainda é barato para os padrões de Manhattan).

Enquanto ele fazia o serviço eu fui caminhar um pouco pelos quarteirões de Tribeca para apreciar a fauna novaiorquina, ou melhor dizendo "tribequina". Parei numa esquina, sentei-me num hidrante próximo à parede para fumar e fiquei ali, olhando os transeuntes.

Executivos de ternos escuros tinha aos montes e ciclistas também; uma senhora bem idosa dirigindo sua cadeira de rodas eletrônica pela rua na maior calma; varios peões de obra hispânicos. Uma baby sitter (babá) morena e saudável que conduzia um duplo carrinho de bebê, com duas menininhas, quase transparentes de tão brancas, parou a meu lado e começou a passar protetor solar nas crianças.

Nisso, surgiu um homem, puro representante da raca negra, com calças de linho brancas e um paletó nos braços, igualmente branco. Dirigindo-se mim falou qualquer coisa acenando com uma nota de 50 dólares. Pensei que fosse um gay dando-me uma "cantada" e respondi: "No, no, no!"

Ele seguiu em frente e procedeu da mesma forma com a babá e vai daí que eu, maldosamente, concluí: "Esse cara é bem eclético!". Na terceira abordagem ele conseguiu... trocar sua nota de U$50 por outras cinco de U$10!

Saimos de Mahattan, atravessamos o imenso túnel sob o rio Hudson (Holland Tunnel) para almoçarmos em Newark/NJ, num restaurante português ('Portugalia'). Mais uma vez, pude constatar como a boa cozinha portuguesa capricha em seus temperos, em porções generosas. O camarão "à guilho" era divino.

Após o almoço, fomos inspecionar uma das obras do Valdir, em Chapaqua/NY, cidade onde mora o Bill Clinton e onde existem as maiores mansões no Estado. Essa que eu fui mede cerca de 3 mil metros quadrados, no centro de um bosque particular de uns dois alqueires, com lagoas, regatos, pássaros, gansos, esquilos, veados (bicho, mesmo), 1 jaguar...conversível, 2 BMW, 3 mercedes, Pick Ups, barco e uma proprietária muito simpática.

Mss. Pamela, vestida da forma mais despojada possivel (chinelo de dedo, bermuda jeans e uma blusinha muito chinfrim), mas com um baita diamante nos dedos, acho que de uns 20 Kilates, mais outros 10 Kimordem! Conversou muito com meu amigo e pelo que eu pude entender da conversa, ela recém chegara de um safári na África, ficando encantada com os animais de lá. Entrei na conversa e disse-lhe que eu crio alguns animais exóticos em meu sítio no Brasil. Ela, para demonstrar que sabia alguma coisa sobre o nosso País, falou sobre a cana de açúcar, sobre o metanol e sobre a visita que o Presidente Bush fizera ao Brasil para as negociações com nosso Presidente... Hugo Chaves!!!

Nem tentei explicar que o nome é "Lula" pois ela poderia confundir com "hula-hula" e pensar que o Brasil fica no Oceano Pacifico!!

Não aprendi a fazer o camarão do restaurante português, mas vou passar uma receita muitochick

COQUETEL DE CAMARÕES: 1 kg de camarões 7 barbas ou rosa; 10 camarões grandes (VG ou rosa) com as caudas; sal e pimenta a gosto; 4 colheres (sopa) de azeite; 2 colheres (sopa) de caldo de limão; 1 cebola ralada; 4 tomates picados (sem casca e sem sementes); 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado; 1/2 copo de água; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de maionese; 4 colheres (sopa) de catchup; 2 colheres (sopa) de molho inglês; 1 lata de creme-de-leite (sem o soro); 3 colheres (sopa) de conhaque; 1 colher (café) de páprica; 1 pé de alface cortado em tirinhas bem finas e gelo moído.

MODO DE FAZER:tempere todos os camarões com sal, pimenta, páprica e limão. Aqueles que tiverem o rabinho serão cozidos no vapor (coloque-os numa peneirinha sobre uma panela contendo água fervendo e 1 colher do conhaque) por cerca de 4 a 5 minutos e reserve. Para os outros, façaa um refogado com o azeite de oliva, a cebola, os tomates e o coentro. Acrescente os camarões e refogue por mais 3 minutos (se os camarões forem grandes, corte-os ao meio). Engrosse o molho com 1 colher de farinha e trigo diluída em 1/2 copo de água. Desligue o fogo e deixe esfriar bem.

Misture, à parte, a maionese, o catchup, o molho inglês; o conhaque, a páprica e o creme-de-leite (sem o soro). Mexer vigorosamente com um garfo até formar um creme homogêneo. Deixe na geladeira para esfriar bem.

Coloque o gelo moído em taças bem largas ou pequenas tigelas e cubra-os totalmente com filme plástico (grudando o plástico nas bordas da tigela), de forma que fique meio côncavo. Cubra com tirinhas da alface, em seguida a mistura de maionese e por cima de tudo disponha os camarões refogados. Enfeite as beiras das taças/tigelas com os camarões grandes com caudas e sirva bem gelado.

Sirva como entrada. Da para 5 porções individuais

2 comentários:

  1. Caro confrade e amigo João!
    Ché!!!!... Esta história da troca de dinheiro está com indícios de ato ilícito!!!!... Renovei meu visto americano no final do ano passado, mas ainda não fui até lá, porque não domino o idioma do notável escritor Edgar Allan Poe!!!!...
    Caloroso abraço!!!!... Saudações Tierneyanas!!!...
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Caro Professor,
    Tenho uma filha que mora em mamaroneck/NY e uma neta em Manhatann. Assim, vou prá lá sempre que posso.
    Grande abraço

    ResponderExcluir