LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DOCTOR STEEVE

Há quase nove anos, Osama bin Ladem deixou o mundo embasbacado com o maior atentado terrorista da história e que resultou num saldo de 3234 mortos, mais 24 pessoas desaparecidas.

Lembro-me de nosso desespero, até conseguirmos contato com nossa filha, genro e neta que moram em mamaroneck/NY, a uma hora de Manhattan.

Depois do incidente, estive por lá, ainda, umas quatro vezes e ouvi muitos casos tristes, referentes a pessoas que foram protagonistas da tragédia, como vítimas ou como sobreviventes.
Dentre os "causos" de sobreviventes, escutei uma estória que se não verdadeira, é bem provável: Trata-se do primeiro divórcio de um casal americano, no pós-atentado, por culpa de Bin Laden e prestem atenção:

Naquela manhã, o Doctor Steeve Mansfield, eminente advogado de uma financeira, com escritório instalado num dos mais altos andares da "North Tower", estava em Newark/NJ, bem próximo dali, no apartamento de sua secretária, Pamela (Pam, para os íntimos), com quem mantinha um relacionamento extraconjugal.

Sua esposa, Olivia, e os filhos, Steeve Jr. e Peter, encontravam-se na residência do casal, em Greenwich/CT, quando ouviram as primeiras manchetes e notícias sobre a tragédia. Desesperada, a mulher ligou para o celular do marido, mesmo sabendo que as chances dele atender eram mínimas, a julgar pela dimensão dos estragos.
Quando Steeve atendeu, ela deu um grito de alívio e alegria: "Obridada, meu Deus!... Steeve, onde você está, amor ?!"

Do outro lado, receoso, o marido respondeu: "Como, onde estou! Estou no escritório, preparando material para uma áudio conferência que faremos logo mais." A mulher ficou muda por alguns instantes, desorientada: "...Steeeeve, você está mentindo!"

"Como mentindo... estou no escritório sim, inclusive a Pam está a meu lado, fale com ela!" A secretária-amante tomou do aparelho e disse, profissionalmente: "Hello, Miss Manfield! Linda manhã, não?"

A mulher desatou a gritar, histérica: "Sua vagabunda! Se tiver algum aparelho nessa espelunca, onde vocês estão trepando, ligue nos noticiários, agoooraaaaa!"

A moça passou o telefone para o Doutor Steeve e, meio zonza, correu ligar a TV. O marido, sem entender a extensão da tragédia, gaguejava: "Meu amor, não estou compreendendo; há algo que eu deva explicar?!" A mulher rebateu: "Vá explicar para meu advogado seu filho da p..., suma de nossa vida, finja-se de morto, enfie-se nos escombros, etc...etc...”

Levantando os olhos para a TV, Doctor Steeve compreendeu...

Hoje vou ensinar-lhes a fazer Tomates Verdes Frios("Fried Green Tomatoes"), prato tipico do Alabama que ficou eternizado com o filme de mesmo nome, protagonizado pela saudosa atriz Jessica Tandy:

TOMATES VERDES FRITOS: 4 tomates verdes cortados em rodelas de 1 cm; sal e pimenta a gosto; 1 colher (de cha) de oregano; 1 xicara (cha) de farinha de trigo; 1 ovo ligeiramente batido; 1 xicara (cha) de farinha de rosca e 2 xicaras (cha) de oleo de soja ou de milho (para fritar) Tempere as rodelas de tomates com sal, pimenta e oregano. Em seguida, passe-as na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca.

Despeje o oleo em uma panela pequena e aqueca em fogo medio por cerca de 4 minutos. Coloque 3 fatias de tomates por vez e frite por 3 a 4 minutos ou ate que atinja uma cor ligeiramente dourada. Escorra em toalha de papel e sirva como entrada, acompanhada de salada verde temperada com vinagrete de mostarda.

2 comentários:

  1. João!
    Ché, será que o Steeve será feliz para sempre ao lado da Pam?!...
    Meu acesso foi o de nº 1000! parabéns pela significativa marca!
    Caloroso abraço! Saudações fieis!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Professor, acho que a Sophia perdoou o safado, só pra não dar o gostinho para a Pamella!
    Abs
    João

    ResponderExcluir