LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O VALDIR

  Nos Estados Unidos pela segunda vez, tive o privilégio de viajar , com o Valdir e seu irmão em um caminhão-carreta, percorrendo toda a costa leste daquele País, de Boston à Miami. 
Parávamos em todas as grandes cidades para a troca de carga, descanso ou apenas para um pequeno turismo.

Dois irmãos, amigos de minha filha que por lá moram há muitos anos, tinham uma pequena frota de caminhões e faziam fretes dos mais variados por todo o continente. Saímos de Boston sob intensa nevasca e chegamos à Flórida com um sol escaldante. A carreta é como um mini apt°, contendo fogão, frigobar, beliche, TV, computador e tudo o mais... menos banheiro. 


Para se fazer "xixí" era necessário um pequeno malabarismo, num saquinho plástico tipo "zip lock" (com a medida draconiana de 300 ml), em pé e com o veículo em movimento. 
 O saquinho, hermeticamente fechado, era atirado pela janela e antes mesmo de cair na neve, o líquido já congelava, tal era o rigor do frio.


Contou-me o Valdir que, certa vez, ao jogar o conteúdo pela janela, não percebeu que o vidro estava fechado. Resultado:  o saquinho estourou, esparramando-se o conteúdo por toda a sua roupa. Como estava sozinho ao volante tentou, com muito custo, trocar a roupa molhada e quando estava somente de ceroulas (americanos só usam "samba canção"), um guarda rodoviário parou o caminhão.


Foi constrangedor explicar para o policial o porquê da situação, ainda mais que os desenhos-tema de sua cueca eram variações sobre o coelho Pernalonga.


Durante todo o percurso (que durou 15 dias) comemos a mesma coisa: chickens (carne de frango) sob as mais variadas formas. A única refeição decente que tivemos foi numa reserva dos índios seminoles, na Flórida, à base de Aligator (crocodilo) e camarões. Do jacaré não trago lembranças mas dos camarões!!!! Portanto, anotem aí uma receita parecida que aprendi por aquí que me faz lembrar da de lá, a qual batizei de:
CAMARÕES SEMINOLES
 Duas dúzias de camarões grandes (VG) com casca; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 4 colheres (sopa) de manteiga; 10 dentes de alho cortados em pedaços; 1 colher (sopa) de caldo limão; 10 gramas de ervas (sálvia, tomilho, manjericão. etc); 1 colher (sopa) rasa de páprica picante; 1 colher (chá) de gengibre ralada; 1 colher (chá) de ajinomoto e sal a gosto.
Modo de Fazer: Abra os camarões, fazendo um corte ao longo do dorso (se camarão tiver costas, dorso é costas), deixando-os com a casca. Pressione a parte chata para expor um pouco a carne dos camarões Tempere-os com a páprica, ajinomoto, sal, limão, ervas e gengibre.  
Numa grelha pré-aquecida, grelhe os camarões com a casca para cima por mais ou menos 5 minutos. Em uma frigideira pequena prepare o molho derretendo a manteiga com o azeite, em fogo baixo. Junte o alho, um pouco de sal e deixe cozinhar por uns 5 a 7 minutos ou até que o alho fique dourado. Despeje esse molho bem quente sobre os camarões e sirva acompanhado de arroz com Castanhas ( Colocar o arroz numa forma de buraco no meio, desenformar e arrumar no centro do prato, guarnecido com os camarões em volta.

6 comentários:

  1. Caro amigo João!

    Que aventura! A viagem deve ter sido adorável, apesar do frio e da neve...E o prato de camarões, hein? Que delícia!

    Abraços,

    Nivia
    Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Nívia! Você nem imagima que viagem maravilhosa!
    Na outra oportunidade, eles queriam que eu fosse novamente, desta vez para a Califórnia mas minha filha não deixou. Ela disse-me: Pai, afinal o senhor vem até aqui para nos ver ou para fazer turismo!!!
    Quase que eu confessei a verdade pra ela! kkkk
    Abraços, querida amiga
    JB

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo João!
    Esta é a melhor forma de conhecer efetivamente o país da minha diva, a inigualável Gene Tierney!
    Caloroso abraço! Saudações viajantes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  4. Professor, meu sonho sempre foi conhecer Atlanta, cidade palco das peripécias de Scarleth O´Hara.
    Mas... que decepção! Nada a ver...só indústrias, arranha-céus e fumaça. rsrs
    Abs
    João

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo João!
    Meu sonho é conhecer o jazigo da minha diva, a inigualável Gene Tierney, que fica em Houston, no Texas!!!!!!...
    Caloroso abraço! Saudações Tierneyanas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  6. "Uma civilização que o vento levou..."

    ResponderExcluir