LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O BORBOLETA

 Sempre vou aos Estados Unidos, já que minha filha, genro e neta moram em NY.  Pena que o vôo de volta ao Brasil sempre é um verdadeiro suplício. São 3 horas de espera no aeroporto JFK, 9 horas de vôo, 1 hora para pegar as malas e 4 horas para chegar em casa, ufa!
 Pior é ficar sem fumar todo esse tempo e só comer sushi/sashimi and tea (Japan Airlines).    
                                                      
Bom, mas da última vez,  fiz um jantar na bela casa dos amigos Rovilso/Ritinha em Mont Vernon/NY para nossa despedida e o "prato de resistência" foi filé mignon ao molho madeira, além de um peixe de água salgada (pescado por ele na baia de NYC) que fiz grelhado.
Enquanto eu cozinhava, a conversa corria solta e ele contou-me uma caso muito engraçado sobre um conhecido dele, no interior de Minas, "doidinho de tudo", com um apelido bem apropriado.
 O Borboleta ganhou esse apelido ainda pequeno, quando caiu da goiabeira tentando imitar uma borboleta. Dai para frente ele ficou leso de raciocínio e, na adolescência, pirou de vez, a ponto de os familiares terem que interná-lo numa clínica de doentes mentais. 
Conta-se que ao chegar à clínica, o Borboleta que ia no banco do passageiro, desceu calmamente do carro e disse aos enfermeiros: "O doente está no banco de trás, ponham a camisa de força pois ele é perigoso!"
 O coitado do tio que o acompanhava viu-se às turras com dois enfermeiros marrudos, enquanto o verdadeiro doente escapolia-se. Após alguns meses de tratamento e remédios, Borboleta apresentou sensíveis melhoras e os parentes trouxeram-no de volta à casa. 
Para a comemoração prepararam um grande almoço na casa de uma tia, com toda a familia reunida e após a refeição, enquanto os demais cochilavam ou limpavam a cozinha, o Borboleta ficou na sala assistindo à TV.
  Bem acima do aparelho havia duas espadas cruzadas,  presas à parede e sem que alguém percebesse ele apoderou-se das armas e partiu para cima dos parentes, tentando furar todo mundo. 
Foi aquela gritaria, com gente pulando janela, subindo em armários ou correndo para a rua. Na casa ficaram somente o rapaz com a tia que escondeu-se atrás da geladeira. Quando o Borboleta avançou, ameaçadoramente, ela ajoelhou-se implorando: "Filho, não me mate não!"
 Calmamente ele abriu a geladeira, dizendo: "Não mato ninguém não, tia Alice!  Eu só peguei a espada prá cortar um pedacin do quejinn..." 
Coitado, passou mais um bom tempo na clínica de recuperação.


Mas, voltando ao assunto do jantar que fiz na casa de meu amigo mineiro, segue a receita que sempre faz sucesso do:
 FILé MIGNON AO MOLHO MADEIRA: Corte o filé em fatias bem grossas (mais ou menos dois dedos). Numa frigideira grande, derreta duas colheres (bem cheias de manteiga). Assim que começar a frigir, coloque as fatias de carne (três de cada vez). Espalhe um pouco de sal e pimenta do reino por cima, deixando fritar um pouco. Vire os bifes e nesse lado, espalhe novamente o sal e a pimenta. Os bifes nao podem fritar muito, devendo ser transferidos para uma vasilha tampada a medida que estiverem no ponto. Junte à frigideira um cálice de vinho Madeira (ou outro vinho tinto seco, de boa marca), 1 copo de água e champignons em fatias. Misture bem com uma colher de pau para o molho desgrudar da frigideira. Ao final, acrescente 1 colher de farinha de trigo diluída em 1 xícara (cha) de água (acrescente aos poucos, sempre mexendo com a colher de pau, até engrossar o molho). Despeje o molho sobre os filés e sirva de imediato, bem quente. Acompanha arroz branco e batata palha.

4 comentários:

  1. Caro amigo João!
    Este conto me fez refletir os percalços que a vida impõem para as pessoas que padecem de doença mental e como as relações sociais destas pessoas ficam comprometidas por conta da doença.
    Caloroso abraço! Saudações Charcotianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Didema-SP

    ResponderExcluir
  2. João
    Enquanto esperava para entrar em reunião li todos os posts da primeira página e adorei todossss!
    Voltarei com certeza,adorei!
    Voce conhece o dihitt?Um site de notícias?acredito que todos adorariam conhecer seu trabalho.
    Bjs
    Lília Amorim

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lilia, que bomo que vc gostou. Sou teu fã, tb, viu?!
    Forte abraço
    João
    PS: o que vem a ser dihit?

    ResponderExcluir
  4. Professor, morro de medo de ficar alienado!!
    Por isso, tento estar sempre antenado ao mundo real.
    Abs
    João

    ResponderExcluir