LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

terça-feira, 21 de setembro de 2010

EASY RIDER - PARTE V (NUMA BOATE EM PORTO ALEGRE)


 Naquele mesmo sábado, fomos a uma boate, de Porto Alegre, chamada Emmanuelle”(nome de um filme de grande repercussão à época),, onde conheci uma guria, loira linda que naquela noite completava 19 aninhos. Disse-me que eu seria o seu grande presente e ao final iríamos apagar velas juntos mas que enquanto isso, tinha que trabalhar. 
E como trabalhou...


 Enquanto eu tomava um Whisky atrás do outro, vi que ela saiu acompanhada umas quatro ou cinco vezes. Ao final da noite eu estava “prá lá de Bagdá”, quando ela veio com graça dizendo que poderíamos “apagar a velinha e desembrulhar o presente”. Bêbado e aborrecido, fui ríspido: “Minha filha, nem tente puxar a fita pois o presente tá quebrado e a vela já se apagou...” 

 O Valter teve melhor sorte, aparentemente... Logo de cara grudou-se com uma loira, alta, de fechar o comércio, de codinome “Beija”. Ela vestia uma saia de lamê prateada, justíssima e umas meias lurex, listradas e brilhantes.  Era um show de mulher!
Dançaram a noite toda e ele, que não bebia, arriscou-se a esvaziar umas três garrafas de vinho com a loira.

Ficou tão encantado que quis levá-la para nosso quarto de hotel e, logicamente, eu e o Tininho teríamos que dormir no carro. 
 Apesar de nossos protestos, ele enfiou a “moça” no fuscão e pediu para eu ir guiando enquanto ficava no banco de trás, dando amassos.  Fiquei imaginando a madrugada horrível que iria passar, de ressaca e espremido no carro. 
Olhei para o Tininho e vi que já estava roncando. “Esse aí só sabe dormir e peidar!”, pensei, com despeito.

Do banco de trás vinham os gritinhos e sussurros: “Deixa, deixa...”;  “Ainda não, espera chegar lá!” E de repente não mais que de repente, ouvi o Valter gritar furioso: “F.D.P. por que não me avisou?!” Num tranco, que fez o Tininho acordar, parei o carro e perguntei assustado: “Mas o quê está acontecendo aí atrás!” O Valter estava possesso:  
 “Enchi minha mão, o lazarento é homem, boiola, bicha, traveco!!!”.

Respeitamos a vergonha dele e nada comentamos até a chegada ao hotel, porém, antes de pegar no sono, não pude resistir e comentei: “Tu te lembras da cigana? Tua mão vai secar...”

Ainda lembrando-me de "Santa Felicidade", o bairro italiano de Curitiba, vou passar uma receita especial, que vocês não podem deixar de fazer: 
 RONDELLI COM RECHEIO DE NOZESComprar a massa pronta (Rondelli ou Canelloni) cozinhar em água, sal e azeite. Colocar para enxugar em um pano de prato (ficar bem enxuta). RECHEIO: 1 ricota fresca, 1 copo de requeijão, 1 pitada de pimenta branca e 3 pitadas de nós moscada (pitada é o quanto você consegue pegar com os dedos polegar e indicador, rsrssr). Passar a ricota na peneira, misturando os demais ingredientes. Por último, acrescente 70 gramas de nozes, esmagadas em pedacinhos. Rechear e cortar os rondelles (como rocambole); se for canelonni, é só rechear e enrolar. MOLHO BRANCO: Derreter, em fogo baixo, 3 colheres (sopa) de margarina, acrescentar, aos poucos, 4 ou 5 colheres de farinha de trigo, mexendo bastante para não empelotar. Juntar, aos poucos, 1 litro de leite, sem parar de mexer; 1 colher (sobremesa) rasa de sal e 1 pitada de nóz moscada ralada. Deixar engrossar, jogar sobre a massa, salpicar queijo ralado. Levar ao forno para gratinar.
É especial!!!!

2 comentários:

  1. Caro amigo João!
    Ché, será que o Valter realmente não percebeu que ela na realidade era ele?!... A Agrado vai dar gritinhos ao ler este conto!!!...
    Caloroso abraço! Saudações Almodovianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderExcluir
  2. Professor,
    No "fogo" em que ele estava, acho que não percebeu nada!!
    Abs
    João

    ResponderExcluir