LEIAM MEUS LIVROS

"Crenças e Desavenças" - Editora Baraúna
"Qual será o Sabor da crônica?" - Editora Baraúna
Cada título contém 40 crônicas e pequenos contos de pura alegria com o mesmo número de receitas "que dão certo". Pedidos através:
www.editorabarauna.com.br - www.livrariacultura.com.br - jbgregor@uol.com.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

MARCELINO PAN Y VINO

  Hoje, dia 10 de Junho é o meu aniversário... Pela primeira vez em muitos anos, nao haverá bolo.  Desde meu sétimo aniversário, quando também nao tive bolo nem comemoração, trago em minha lembrança, daquele domingo de 1959, dois acontecimentos que, apesar de banais, ficaram registrados em minhas recordações da infância. 

 Como presente de aniversário, minha mãe levou-me à matinée para assistirmos a um filme mexicano de grande sucesso na época: "Marcelino Pão e Vinho". Nunca chorei tanto em minha vida com o drama do menino órfão que oferecia um pedaço de pão para Jesus.
  
Fiquei apavorado quando o Cristo desceu da cruz para conversar com ele e por muitos anos, não pude olhar para um crucifixo, com medo de acontecer o mesmo comigo...

 Como eu era muito parecido com o ator mirim Pablito Calvo (tinha até o cabelo com a franja cortada reta na testa),  ganhei o apelido de "Marcelino" e nas festinhas da escola, eu era obrigado a cantar aquela musiquinha horrível do filme: "Sonha, sonha, Maarcelino... Já começa a clarear! 

À noite fomos a uma festa de aniversário de uma amiga da familia (minha mãe disse-me que iriam comemorar meu aniversário também) e quando vi o bolo fiquei extasiado, todo branco e confeitado com glassê e coco ralado.

  Ocorreu que eu dormi antes dos "parabéns" e fui deixado na cama num quarto nos fundos da casa, enquanto a festa prosseguia na casa da frente que tinha mais espaço. 


Quando acordei nao vi ninguém, fiquei apavorado e sai pela rua chorando, tentando encontrar a rua de minha casa e sentindo-me o próprio Marcelino Pan y Vino "que la madre abandonó a la puerta de um convento". 

Um amigo da familia encontrou-me pelo caminho, e deixou-me na casa de uma vizinha até que meus pais, desesperados por meu "desaparecimento", chegaram.

Fiquei sem comer o bolo e pela vontade que passei, até hoje sou "fissurado" num bolo coberto com glassê e coco ralado.

Então, por desaforo, sempre faço meus bolos de aniversário com a mema cobertura e recheio e seguem as receitas:
 COBERTURA DE GLASSÊ COZIDO : Bater um suspiro firme com 3 claras e 3 colheres de açúcar.  Fazer uma calda , em ponto de bala, com 2 xícaras (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água (ferver até a calda ficar um pouco grossa, sem açucarar). Despejar a calda bem quente sobre o suspiro, aos poucos, e bater bastante, até ficar firme e brilhante. Cobrir com bastante coco ralado.
RECHEIO DE LEITE CONDENSADO : cozinhar 1 ou 2 latas de leite condensado (em panela de pressão). Depois de frio, misturar o leite condensado com 1 xícara de nozes bem picadinhas e meia lata de creme de leite (sem o soro).   Fica bom também misturar o leite condensado com ameixas pretas picadas e um pouco da calda.

14 comentários:

  1. Caro amigo João!
    Feliz natalício! Desejo-lhe vida longa e vigorosa!
    Destesto lembrar desta película lacrimosa, que no meu tempo de infante deixou-se aterrorizado...
    Caloroso abraço! Saudações aniversariantes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - A lambisgóia da Agrado disse-me que está a sua disposição na Cabine nº 5, do meu vagão do Expresso do Oriente, sôfrega para oferecer-lhe os agrados da Agrado, disputadíssimo e conhecidíssimo até nos confins do Deserto de Gobbi...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tão desconfortável ao lembrar-me da película que você citou, que sob influência daquele carola do Marcelino cometi um deslize ortográfico.
    Isto posto, onde se lê deixou-se leia-se deixou-me.

    ResponderExcluir
  3. Teacher,
    Uia! pergunta pra lambisgóia se tem camisinha na cabine nº 5 e qual é o tamanho! kkkk
    abs
    João

    ResponderExcluir
  4. João, vc é hilário!
    suas histórias são excelentes!!!

    ResponderExcluir
  5. e a propósito; Parabéns!!!!
    muitas felicidades e muitas situações divertidas e inusitadas para vc compartilhar conosco.
    abração!!

    ResponderExcluir
  6. Aí, Dorfinho!
    Estou aqui limpando 4 galinhas caipiras para meu almoço atrasado de aniversário, que será amanhã!
    Falando em galinhas, tenho uma história sobre galinhas e galinheiros em um de meus livros. Semana que vem publico aqui.
    Abs
    João

    ResponderExcluir
  7. Grande João!!!

    Parabéns aí pelo aniversário, compana...

    Gostei da fotinho do post anterior. Figuraça, hein garoto!!

    Abs
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. KKKK, É isso aí Daniel: galo velho também teve seus dias de frango!
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Querido fico meia constrangida escrevendo aqui por causa do Prof., ele escreve muito certo e eu sou avacalhada, não que eu seja a favor de que se escreva errado, estão ensinando errado,mas eu não to mais com paciencia de escrever de maneira coloquial eu sou um tipo Lima Barreto ,eu escrevo do jeito que o povo entende, I ai(Madona)niqui eu fico com vergonha, mas eu estou sempre por aqui, ao menos pra olhar a tua carinha, que não dá sopa nenhuma pra quem não precisa,mas é que eu gosto tanto de você....isto posto que ...

    ResponderExcluir
  10. Thaís, minha filha!
    Não tenha medo de ser feliz e não se impressione com o professor aí de cima, pois é "gente" como a "gente".
    Também gosto muito de ti
    abração do
    João

    ResponderExcluir
  11. João, feliz aniversário atrasadíssimo,mas é de coração, estava sem Pc, também sou do mês de junho,dia 6,é um mês abençoado,gêmeos, boa comunicação, facilidade para fazer amigos.


    Abç

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, Rose! Nosso signo é demais!!
    Abs
    joão

    ResponderExcluir
  13. Caro Marcel... ops, desculpe, João, vc pode fazer mil bolos, para os seus aniversários e par o de toda a família, mas o gosto daquele que deixou de comer, jamais saberá kkkkkk
    Tenho certeza de que seus glacês ficam melhores do que o que não comeste.
    Aproveitando o embalo: meu aniversário é dia 16/06, se quiser mandar um bolo pra cá ano que vem, disponha. Nem vou me aborrecer com isso.
    Abraços!

    ResponderExcluir